Como Fazer Parte da ANBIMA

Instituições financeiras e outras entidades que atuam nos mercados financeiro e de capitais podem fazer parte da ANBIMA de duas maneiras: tornando-se uma instituição associada ou aderindo aos Códigos de Regulação e Melhores Práticas da entidade.
 
Ao tornar-se Associada, a instituição passa a poder participar do processo de decisão da entidade, votando na Assembleia Geral que, dentre outras atividades, delibera sobre a composição da Diretoria da entidade. A Diretoria aprova as demonstrações financeiras da Associação e ratifica a criação e as alterações dos Códigos de Regulação e Melhores Práticas aos quais todo o Associado deve aderir.

 A adesão obrigatória aos Códigos que regulam atividades exercidas por cada Associado faz parte dos esforços das instituições associadas de comprometer-se com o constante aprimoramento dos padrões operacionais e éticos do mercado.

Instituições não associadas também podem comprometer-se em seguir as melhores práticas de negócios por meio da adesão voluntária aos Códigos ANBIMA de Regulação e Melhores Praticas, comprometendo-se assim a cumprir suas exigências.